França e Coreia do Norte – O futebol e os problemas de Estado

O Mundial 2010 tal como qualquer campeonato do mundo fez “parar” o mundo. O que não é nada de anormal afinal este é provavelmente o evento futebolístico mais importante a nível mundial e os próprios patrões e professores muitas vezes até permitem que os seus trabalhadores e alunos respectivamente acompanhem os jogos do seu pais, uns mais liberais do que outros mas o objectivo é o mesmo. Tudo isto é perfeitamente normal.

Agora, o que não é nada normal é quando se transforma más exibições do nosso país num evento desportivo num problema do Estado. Parece mentira mas é exactamente isso que está acontecer na França e na Coreia do Norte ambas eliminadas na fase de grupos deste mundial. Se bem que é preciso realçar que as situações não são comparáveis.

Olhando primeiro para a França. é verdade que foi provavelmente a equipa mais falada pelo lado negativo por causa das suas más exibições, pela expulsão de Anelka da selecção francesa após discussão com o treinador Raymond Domenech, pela greve no treino por parte dos jogadores e mais uma série de coisas. Tudo bem que
quem está lá tem de ter a consciência que as suas acções vão ser as acções do país que representam mas daí a chegar ao ponto de Thierry Henry pedir uma reunião com Nicolas Sarkozy para esclarecer as coisas parece-me um pouco exagerado (a não ser claro que venham a surgir situações extremamente anormais mas acho que se tais existissem já tinham sido reveladas). Isto para não falar nos encontros que o presidente francês já tem marcado com outras entidades por problemas relativos a selecção francesa. Certamente que é um problema que tem de ser esclarecido e resolvido mas não pelo presidente francês mas pelas entidades próximas à selecção francesa afinal é um problema interno logo essas entidades têm de servir para alguma coisa. Se fosse externo ai sim, fazia algum sentido envolver Sarkozy, líder da comunidade francesa, na situação pois provavelmente seria necessário o seu encontro com presidentes de outros países (afinal não é isso que os presidentes passam a vida a fazer?). Mas pronto, é daquelas situações que se pode sempre “dar a mão à palmatória” e acabar por aceita-la.

Por outro lado, o que não é aceitável é um país de nome Coreia do Norte ,conhecida “cá fora” por ser uma ditadura “à moda de Estaline” embora no seu interior não se considerem , pretender mandar os seus jogadores ,após o mundial, para campos de concentração. Sem dúvida que isto são apenas rumores da imprensa russa e o que acontece hoje em dia é que muitas vezes somos inconscientemente manipulados pela informação que sai cá para fora mas a verdade é que não era a primeira vez que isso acontecia e com o governo que lidera aquele país não era nada surpreendente. E se for mesmo verdade e realmente tal coisa acontecer? Haverá algum país com capacidade e coragem para fazer frente a tais actos que obrigatoriamente têm de ser considerados crimes de máxima gravidade? Afinal de contas estamos no século XXI. Será que se acontecer que a noticia vai saltar para fora da Coreia do Norte? Se saltar como é que se vão sentir os jogadores das selecções que jogaram contra aquele país? A minha opinião é que infelizmente vai acontecer mas não se vai saber. Mesmo que se saiba no exterior existe ainda a questão dos interesses de quem tem controlo sobre a circulação da informação.

Como é que um evento que envolve futebol e divertimento pode ser para a Coreia motivo para pensar em repetir o que fez depois do mundial de 66? Os governos não têm uma crise mundial (se ela realmente existe) para combater? Então para quê andarem em reuniões com coisas que para eles são secundárias? Dá que pensar…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Crónica, Desporto, Futebol com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s